Boas práticas no Whatsapp – Como ficar longe de problemas

WhatsappO Whatsapp é um aplicativo multi-plataformas de troca de mensagens, vídeo e áudios, e atualmente é uma das ferramentas de comunicação mais populares que existe.

No início desse ano, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, disse que o aplicativo atingiu a incrível marca de 1 bilhão de usuários. E por conta dessa popularidade, muita gente acaba tendo problemas – seja por fotos íntimas vazadas, acreditar em correntes e informações e muito mais.

Nesse artigo elaboramos as melhores práticas pra você (e seus filhos) utilizarem o Whatsapp web da melhor forma possível, ficando longe de problemas e de prejuízos que podem cair sobre você e seu celular.

Boas práticas no Whatsapp
Boas práticas no Whatsapp

1 – Veja qual é o conteúdo do grupo antes de entrar

Muita gente acaba entrando em um grupo pensando que o assunto é um e, na prática, vê que o conteúdo e as mensagens postadas são totalmente diferente do que aparentava. Para não ter nenhuma surpresa desagradável, saiba como funciona os grupos e que tipo de conteúdo pode ser postado.

2 – Fiscalize o que seus filhos estão fazendo no aplicativo

A tecnologia facilitou a comunicação, de maneira que qualquer um pode se comunicar em qualquer lugar do mundo, basta ter um Smartphone e acesso à internet. Por causa disso, nunca sabemos com quem nossos filhos estão conversando no Whatsapp.

É preciso, antes de tudo, educar seus filhos em relação ao uso do aplicativo. Depois, como “quem não quer nada”, dê uma olhada na lista de contato de seus filhos e saiba com quem estão conversando. Lembre-se: todo cuidado é pouco!

3 – Saiba para quem enviar “conteúdo adulto”

A troca de conteúdo “adulto” ficou banalizado com o uso do aplicativo, apesar de ser proibido – tanto pelas regras do aplicativo quanto pelas leis brasileiras. No entanto, muitos casais acabam utilizando a ferramenta para apimentar a relação.

No entanto, se seu celular for roubado, por exemplo, suas fotos podem ser compartilhadas livremente em outros grupos, causando constrangimento e em alguns casos, até tragédias.

A dica é: saiba com quem você está conversando e, após o envio do material, apague-o do celular.

4 – Não acredite em tudo que te repassam

É muito comum recebermos dezenas de correntes dizendo para estocar comida, que os militares dão um golpe, que os aliens estão invadindo a terra e etc, muitas vezes causando uma espécie de histeria nas pessoas.

A maior parte dessas correntes são mentiras e histórias muito, muito antigas, que na Internet ganharam uma força inexplicável. Então, para evitar passar por constrangimentos ao mandar no grupo da família um vídeo mostrando uma Nave Marciana invadindo o planeta, veja qual é a veracidade da informação, se a fonte é realmente confiável etc.

5 – Apague suas conversas

O arquivamento de suas mensagens pode te trazer bastante dor de cabeça no futuro, ainda mais pelo fato do aplicativo ser uma ótima ferramenta para o usuário ter conversas íntimas. Para evitar que curiosos leiam o conteúdo de suas mensagens, uma dica bastante eficaz é, de tempo em tempo, apagar todas as mensagens enviadas e recebidas – apenas para evitar futuros problemas.

6 – Nunca receba arquivos desconhecidos

Por mais que o título do arquivo seja o mais atraente possível, ainda assim ele pode ser um vírus pronto para deixar seu celular extremamente lento, além de roubar suas informações pessoais e ter acesso a seu telefone.

Antes de baixar qualquer arquivo, verifique se o remente é confiável e se outras pessoas confiáveis baixaram aquele arquivo para seus aparelhos.

Acesse: web.whatsapp.com.

Seguindo essas dicas você poderá utilizar o aplicativo sem problemas e ainda evitará problemas futuros, também não deixe de atualizar o status para Whatsapp. Você já teve algum problema com o aplicativo? Faça um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!