Como Funciona o PROUNI 2021: Cronograma, Inscrição, Resultado e Nota de Corte

O Prouni – Universidade Para Todos é um programa que facilita o ingresso de estudantes brasileiros no ensino superior privado. O programa oferece bolsas parciais e integrais. No Brasil inteiro, cerca de 1.240 universidades privadas são credenciadas ao Prouni atualmente. No primeiro semestre de 2021, as inscrições estudantes que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas 2021 deve oferecer aproximadamente 240 mil bolsas de estudos em diversas universidades.

Dessas bolsas 127.075 são parciais e 116.813 são integrais. No segundo semestre de 2021 o programa ofertará ainda mais bolsas e o estudante que não foi selecionado ou por algum motivo não realizou as Inscrições PROUNI 2021 no primeiro semestre do ano, poderá se inscrever utilizando a nota do Enem de 2020.

Como Funciona o PROUNI 2021
Como Funciona o PROUNI 2021

Como Funciona o PROUNI 2021?

Para se inscrever no PROUNI 2021 é importante estar atento ao cronograma, que é divulgado, geralmente, com bastante antecedência. O passo a passo abaixo explica como funcionam as inscrições:

  • Primeiramente, o candidato deverá acessar o site do Prouni;
  • Depois, deverá clicar na opção “Inscrever”;
  • Após isso, o candidato deverá procurar as instituições e cursos que estão ofertando bolsas em 2021;
  • O próximo passo é informar a inscrição e a senha do Enem;
  • No momento da inscrição, o candidato poderá escolher duas instituições e dois cursos, ou dois cursos da mesma instituição – o que fica a critério do candidato.

Depois de realizar a inscrição, o candidato deverá ficar atento a nota de corte, pois durante o período de inscrições, ainda pode trocar o curso e a instituição.

A data de Inscrições PROUNI 2021 no programa do segundo semestre ainda não foi divulgada, mas é importante ficar de olho no lançamento do cronograma oficial a fim de não perdê-la.


Requisitos para Inscrição no PROUNI 2021

Para realizar as Inscrições PROUNI 2021 o candidato deve atender aos requisitos abaixo:

  • Estudantes que tenham feito a última edição do Enem e tenham obtido nota maior que 450 e que não tenham zerado a redação;
  • Estudantes de escola pública, ou que estudaram como bolsistas em escola particular (só conta o ensino médio)
  • Professores e servidores efetivos de instituições públicas – nesse caso, não é preciso comprovar renda;
  • Bolsa Integral: pessoas que possuem a renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo per capita;
  • Bolsa Parcial: pessoas que possuem a renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos per capita.

Datas de Inscrição PROUNI 2021

No primeiro semestre de 2021 as Inscrições PROUNI 2021 iniciaram no dia 31 de janeiro e acabou às 23 horas e 59 minutos do dia 3 de fevereiro.

A data de inscrição do segundo semestre do ano ainda é desconhecida. Mas deve sair no cronograma oficial ainda nos próximos meses, por isso é necessário ficar atento ao mesmo.


Cronograma PROUNI 2021

A imagem abaixo mostra o cronograma PROUNI do primeiro semestre do ano. As datas do segundo semestre ainda são desconhecidas.

Lista de Espera PROUNI 2021

O programa conta com uma lista de espera para aqueles candidatos que não foram chamados na primeira e segunda chamada. Caso as vagas do curso ainda não tenham sido esgotadas.

Os estudantes que não foram chamados na primeira e segunda chamada devem ficar atentos a divulgação de futuros editais para se inscreverem na lista de espera nas datas estipuladas pelo cronograma oficial do Prouni.

No primeiro semestre de 2021 a inscrição na lista de espera ocorreu nos dias 7 e 8 de março. A lista foi divulgada no dia 11 de março e as matrículas ocorreram nos dias 12 e 13 do mesmo mês.

Nota de Corte

Para poder realizar a inscrição Prouni deve-se atingir a nota mínima para cada curso. Essa nota é conhecida como nota de corte, a qual é calculada conforme a média dos participantes e a quantidade de pessoas que deseja realizar determinado curso.

Essa nota é uma referência para os estudantes, não significando que se a mesma não for atingida não será possível realizar o curso. A nota de corte Prouni muda quando os candidatos vão demonstrando interesse por um curso.


Resultado Prouni 2021

De acordo com o Governo Federal o resultado Prouni será divulgado no dia 14 de fevereiro – 1ª chamada. E no dia 02 de março será divulgado o da 2ª chamada.

Se você não foi selecionado na pré-seleção do programa, não se preocupe, pois ainda há chance de participar da lista de espera, que acontece entre os dias 16 e 19 de março.

Consulta Resultado PROUNI 2021
Consulta Resultado PROUNI 2021

O resultado é muito simples de ser consultado, você precisa apenas:

  • Acessar o site do Prouni;
  • Informar o número e senha da Inscrição Enem;
  • Digitar os caracteres da imagem;
  • Clicar em “Entrar do Prouni”.