Diferença entre SISU, Prouni e Fies: Cronograma e Forma de Inscrição

No momento de ingressar no ensino superior é bastante comum que os estudantes busquem saber qual programa aderir entre as 3 possibilidades, já que todas essas inciativas oferecem vantagens a quem tem uma baixa renda familiar. Por isso, preparamos esse post para abordar a diferença entre SISU, Prouni e Fies.

Continue acompanhando os próximos tópicos deste post para ficar por dentro dos aspetos que separam cada um desses programas.

Diferença entre SISU, PROUNI e FIES
Diferença entre SISU, PROUNI e FIES

Diferença entre SISU, Prouni e Fies no tipo de vaga

Apesar de todos os programas possibilitarem o acesso a uma vaga no ensino superior a estudantes que não possuem condições de arcar com o valor total das mensalidades cobradas em universidades particulares, tanto o SISU, Prouni, como o Fies, possuem diferenças no seu público alvo.

No caso do Sistema de Seleção Unificada – SISU, as vagas são entregues a estudantes que pretendem ingressar numa universidade pública. A lista de instituições de ensino abrangidas inclui universidades estaduais e federais.

No Prouni a coisa muda um pouco de figura, uma vez que as vagas existem somente em universidades da rede privada. Assim sendo, o programa oferece bolsas que podem ser integrais ou parciais, dependendo da preferência de curso do candidato.

Por fim, no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES acham-se somente vagas em universidades particulares. Note que depois de finalizar o curso com o financiamento, o beneficiário precisará de efetuar o pagamento da dívida acumulada no empréstimo.

Diferenças no Cronograma

Outra diferença significante entre as 3 opções de ingresso no ensino superior diz respeito ao cronograma seguido por cada uma delas. Por isso, vale a pena conhecer as datas de cada programa para fazer a melhor escolha para ti.

No que diz respeito a data para a matrícula podem ser verificadas as seguintes diferenças:

 

SISU Prouni Fies
21 a 24 de janeiro. 28 de janeiro a 01 de fevereiro. 05 a 12 de fevereiro.

Diferenças na Inscrição

As etapas que devem ser acompanhadas na inscrição também são diferentes de acordo com cada um dos programas. Sendo que de todas as opções disponíveis, a inscrição no SISU é a mais breve, uma vez que o processo se resume em informar o número de inscrição e senha Enem, e depois escolher o curso desejado.

Agora, no caso da inscrição Prouni, além de informar dados de acesso, também é preciso responder a um questionário socioeconômico para a comprovação dos requisitos impostos pelo programa. O mesmo ocorre na inscrição Fies, onde se faz necessária a apresentação de dados da família e nome do fiador durante a inscrição.

Diferenças na Inscrição
Diferenças na Inscrição

Note que em todos os programas é possível completar a inscrição totalmente por meio da internet, pelo menos, a fase inicial da apresentação da candidatura. Os links usados para a inscrição online são os seguintes:

Terminada a inscrição, será preciso aguardar pela divulgação dos resultados que são apurados de acordo com os critérios aplicados.