PROUNI 2021: Inscrições, Cursos, Vagas e Resultado do PROUNI

O PROUNI 2021 foi criado pelo governo federal em 2004 e atualmente é dirigido pelo ministério da educação. É um programa que facilita a entrada de estudantes na universidade, fornecendo bolsas parciais ou integrais em instituições privadas de ensino superior para aqueles que se inscrevem e passam. Além de oferecer bolsas na graduação, o PROUNI 2021 também oferece bolsas em formações específicas, dando continuidade na formação do aluno.

Podem se inscrever no Prouni aqueles que fizeram o Enem e obtiveram nota maior que 450. O programa visa brasileiros que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e que consequentemente, não têm condições de pagar por um ensino superior privado mas não querem perder a oportunidade de ingressar na faculdade.

PROUNI 2020
PROUNI 2021

Como Funciona o PROUNI?

O PROUNI – Programa Universidade para Todos é para os jovens que cursaram o ensino médio em escola privada com bolsa de estudos integral.

A intensão desse programa é oferecer maiores chances aos jovens de baixa renda a ingressar no ensino superior, com bolsa de estudos integrais ou parciais.

Abaixo você poderá ter mais informações sobre quem pode participar desse programa e ter a incrível chance de estudar sem pagar nada.


Quem Pode Participar do PROUNI 2021

Podem participar do PROUNI 2021 candidatos com deficiência, alunos egressos do ensino médio que tenham feito o Enem e obtido nota superior a 450 pontos e não tenham zerado a redação e também que tenham renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, como citado acima. A nota do Enem é o que garante ou não a bolsa.


Inscrições PROUNI 2021

Para se inscrever no PROUNI 2021 é importante estar atento ao cronograma, que é divulgado, geralmente, com bastante antecedência. O passo a passo abaixo explica como funcionam as inscrições PROUNI:

  • Primeiramente, o candidato deverá acessar o site do Prouni;
  • Depois, deverá clicar na opção “Inscrever”;
  • Após isso, o candidato deverá procurar as instituições e cursos que estão ofertando bolsas em 2020;
  • O próximo passo é informar a inscrição e a senha do ENEM;
  • No momento da inscrição, o candidato poderá escolher duas instituições e dois cursos, ou dois cursos da mesma instituição – o que fica a critério do candidato
  • Depois de realizar a inscrição, o candidato deverá ficar atento a nota de corte. Pois durante o período de inscrições, ainda pode trocar o curso e a instituição.


Curso PROUNI 2021

Na edição passada, o PROUNI ofertou cerca de 500 mil bolsas de estudo. No site oficial do Prouni o candidato pode consultar as universidades e os cursos que o programa abrange. É importante checar a lista a cada nova edição do programa ou início de semestre. Pois algumas vezes, algumas instituições e cursos saem da lista.


Cronograma PROUNI 2021

O cronograma do PROUNI 2021 do segundo semestre ainda não está disponível. Porém o candidato que deseja se inscrever no programa ainda no segundo semestre, deve ficar atento ao site oficial do Prouni. Pois lá serão divulgadas todas as informações oficiais, bem como o cronograma de datas.


Documentos Necessários

Caso o candidato tenha sido selecionado para entrar em uma universidade através do PROUNI 2021, toda a documentação necessária para a matrícula pode ser encontrada aqui.

  • Documento de Identificação do candidato e dos membros da família;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovantes de Renda do candidato e dos familiares.

Além desses, a instituição de ensino pode solicitar alguns documentos em especial, como por exemplo:

  • CNH;
  • Declaração de IRPF;
  • Comprovante de separação, óbito ou divórcio dos pais ou responsáveis;
  • Entre outros.

Resultado PROUNI

O resultado do PROUNI 2021 será divulgado na data estipulada no cronograma no site oficial do mesmo. O candidato pode acessar o resultado acessando o portal com as suas informações.

Resultado do PROUNI 2019

Lista de Espera PROUNI

Caso o candidato não tenha sido selecionado na primeira e segunda chamada do PROUNI, é possível que o mesmo se inscreva na lista de espera.

A lista de espera PROUNI é única para cada curso. Sendo disponibilizadas as vagas remanescentes que são aquelas que sobram após todas as chamadas do programa já feitas.


Nota de Corte

A nota de corte PROUNI é utilizada como “nota mínima” de cada curso para aprovação no PROUNI. Por meio da mesma, será possível ter noção da situação de determinado curso e o quão disputada estão cada vaga.

A nota de corte utiliza a nota do Enem junto a redação, e serve como medição mínima para conseguir uma vaga no PROUNI.

Normalmente os cursos com a nota de corte mais alta, são da Engenharia, Medicina e os da área da saúde em geral.

Confira alguns exemplos:

  • Engenharia Civil – Média de 646 pontos;
  • Engenharia Elétrica – Média de 610 pontos;
  • Medicina – Média de 745 pontos;
  • Biomedicina – Média de 633 pontos.