Resultado PROUNI 2021: Datas, Nota de Corte, Lista de Espera

Resultado PROUNI 2021 – O Prouni é um programa criado pelo governo federal que facilita a entrada de estudantes no ensino superior, em instituições privadas. O programa oferta bolsas parciais e integrais, sendo que nas universidades privadas que estão credenciadas ao Prouni – Universidade Para Todos, 50% das vagas são destinadas ao programa.

O primeiro semestre de 2021 foram registradas 950 mil inscrições vindas do Brasil inteiro e aproximadamente 243 mil bolsas foram ofertadas em instituições privadas dos quatro cantos do país. Quem não viu seu nome no Resultado PROUNI 2021 da primeira chamada não deve se desesperar. Pois o programa conta com uma lista de espera.

Resultado Prouni 2021
Resultado Prouni 2021

O PROUNI – Universidade Para Todos tem como critério de avaliação a nota do ENEM. Para que o estudante possa concorrer a uma bolsa do PROUNI ele obrigatoriamente precisa tirar uma nota superior a 450 e não zerar a redação.


Como Funciona o PROUNI 2021

O PROUNI oferece bolsas de estudos de forma diferente de outros programas educacionais. No caso do PROUNI, se o candidato for selecionado ele ganhará tudo 100% pago, sem ter que precisar pagar nada ao final do curso, como em outros programas.

Por isso, e outras vantagens que o Programa Universidade para Todos é muito concorrido. Se você deseja concorrer a uma das vagas do programa deverá ficar atento as inscrições, que acontecem logo no início do mês de fevereiro.

Depois de feita a inscrição, o indicado é que você acompanhe todas as atualizações, para não perder nenhuma data e prazo.

Logo após a divulgação do resultado, caso você tenha sido selecionado será necessário separar alguns documentos para apresentar no momento da matrícula.


Documentos Necessários

Como foi citado anteriormente, ao ser selecionado você deverá ir até a instituição de ensino para realizar a matrícula com os documentos necessários.

Entre os documentos exigidos, temos os seguintes:

  • Para trabalhadores autônomos ou empresários – Declaração de renda pelo contador;
  • CPF de todos os membros do grupo familiar;
  • 3 últimos contracheques de todos os membros que estiverem trabalhando (6 últimos, se o rendimento for variável)
  • CTPS (atualizada) de todos os membros do grupo que tenham o documento;
  • Comprovante de endereço atualizado (dos últimos 3 meses);
  • Declaração do imposto de renda de todos os membros que tiverem entregue a DIRPF para a Receita;
  • Histórico dos últimos 3 meses do INSS, no caso de aposentados e pensionistas da família;
  • Documento de Identidade (RG, CNH, Passaporte) de todos os membros do grupo familiar.

Resultado PROUNI 2021

O resultado do PROUNI do primeiro semestre de 2021 foi divulgado no dia 6 de fevereiro. Já o resultado do programa do segundo semestre do ano será divulgado na data estipulada pelo cronograma oficial, que ainda não foi divulgado.

Para acessar o Resultado PROUNI 2021, o candidato precisa:

  • Acessar o site oficial do PROUNI;
  • Informar o seu número de inscrição do ENEM;
  • Informar a senha cadastrada;
  • Clicar onde diz “Entrar”;
  • O estudante ainda pode conferir o resultado do Prouni diretamente com as instituições em que se inscreveu, pelo número 0800-616161.


Notas de Corte PROUNI 2021

A classificação no PROUNI 2021 ocorre baseada nas notas de corte de cada curso e sua respectiva universidade. O estudante deve ficar atento nas notas de corte das edições passadas. Já que provavelmente nas próximas edições as notas de corte terão subido ainda mais.

O curso que tem a nota de corte mais alta é Medicina, seguido por Direito e pelas Engenharias. Já Enologia e Viticultura são os cursos que possuem as notas de corte mais baixas.


Lista de Espera PROUNI 2021

O programa conta com uma lista de espera para aqueles candidatos que não foram chamados na primeira lista de aprovados. Caso as vagas do curso ainda não tenham sido esgotadas.

Os estudantes que não foram chamados na primeira convocação, devem ficar atentos a divulgação de futuros editais para se inscreverem na lista de espera nas datas estipuladas pelo cronograma oficial do Prouni.

No primeiro semestre de 2021 a inscrição na lista de espera ocorreu nos dias 7 e 8 de março. O Resultado Prouni 2021 e a lista foram divulgados no dia 11 de março e as matrículas ocorreram nos dias 12 e 13 do mesmo mês.


Vagas Remanescentes PROUNI

Se você não foi selecionado na chamada regular do programa, há ainda a chance de iniciar um curso por meio das vagas remanescentes. Essas vagas são disponibilizadas após a divulgação do resultado, pelos seguintes motivos:

  • Desistências;
  • Matrícula irregular;
  • Mudança de curso ou;
  • Documentação solicitada errada.

Sendo assim, se inscreva na lista de espera e aguarde a chance de ser convocado para uma das vagas remanescestes disponíveis.