Vagas PROUNI 2021

Vagas PROUNI 2021 – Desde que o Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado no ano de 2003 ainda no Governo Lula, ele já distribuiu mais de 4 milhões de bolsas para alunos carentes de todo o Brasil integrarem uma faculdade privada e assim terem a chance de concluir um curso superior. Para esse ano, as Vagas Prouni 2021 serão mais de 200 mil, tornando-o um dos programas mais importantes para a inclusão de jovens no ensino superior.

Vagas PROUNI 2021
Vagas PROUNI 2021

Essas vagas Prouni 2021 podem ser tanto com:

  • Bolsas integrais, nas quais os alunos ganham 100% de desconto na mensalidade;
  • Tanto como bolsas parciais, com uma ajuda em 50% na mensalidade, o que já contribui bastante para a inclusão de pessoas carentes em faculdades privadas.

As vagas Prouni 2021 são preenchidas conforme a nota obtida no Enem, ou seja, há uma disputa acirrada pelas Bolsas concedidas pelo Governo Federal, o que torna uma boa performance no Enem, fundamental no momento de conseguir uma das 200 mil bolsas do Prouni.


Vagas PROUNI 2021

Para manter um padrão de escolha e selecionar os alunos que realmente necessitam dessa bolsa para estudar e se formar no Ensino Superior, o Governo Federal, junto com o Ministério da Educação, promoveu uma série de critérios básicos para quem deseja concorrer a uma dessas vagas, que são:

  • Tirar pelo menos 400 pontos na prova do Enem;
  • Não zerar a redação ou qualquer uma das áreas de competência do Enem;
  • Não ter completo o Ensino Superior;
  • Ter uma renda familiar de no máximo três salários mínimos;
  • Ser estudante de escola pública ou ter tido uma bolsa em colégios particulares;
  • Fazer o preenchimento correto dos dados até a data estabelecida pelo Ministério da Educação.
Vagas do PROUNI
Vagas do PROUNI

É importante frisar que no momento de realizar a sua matrícula para uma das vagas disponíveis no Prouni 2021, você terá que comprovar todas essas condições obrigatórias por meio de documentos e certidões. Assim, não adianta mentir ao participar das inscrições PROUNI 2021, que você não irá obter a bolsa, caso não cumpra todos os critérios acima.


Vagas Prouni 2021 – Distribuição de Vagas

Para que haja uma igualdade de condições essas 200 mil vagas são distribuídas em faculdades por todo o Brasil, conforme um ranking de qualidade elaborado pelo próprio MEC. Por isso, algumas faculdades não estão disponíveis para o Prouni 2021, por não cumprirem os requisitos mínimos exigidos para poder oferecer uma bolsa para os alunos.

Outro fator importante a se destacar é que essas vagas são distribuídas por todas as áreas de conhecimento, sendo:

  • 80 mil para exatas;
  • 70 mil para biológicas;
  • E mais 50 para humanas.

Essa distribuição se dá conforme uma estatística do Governo, do número de profissionais que o Brasil irá precisar nos próximos anos e quais são as áreas mais carentes. Nesse caso, foi detectado a necessidade de mais médicos e engenheiros. Por isso o número maior de bolsas para exatas e biológicas em comparação com as vagas disponíveis na área de humanidades, a qual sofreu uma redução em 2017.

Distribuição de Vagas Prouni
Distribuição de Vagas Prouni
  • Não deixe de conferir também o resultado Prouni 2021 e confira se você foi contemplado com uma das vagas Prouni 2021.